segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Firefighting course


Agora vou falar um pouco do meu treinamento de incêndio que foi nos dias 3 e 5 de novembro, já que o 4 foi a abertura oficial do Master. Basicamente este foi o dia que todos estavam juntos de verdade, com exceção do Iraniano (que só chegou dia 19) e do Cazaquistanês que não deve aparecer mais.

Como o palestrante não sabia falar inglês ele falava em italiano e o professor Mazzullo traduzia logo em seguida, adicionando algum comentário. Agora você que está lendo deve ter achado super legal da parte do professor fazer isso, e realmente foi, mas quando se começa a compreender o que as pessoas dizem em italiano razoavelmente, passa a ouvir duas vezes cada coisa que é falada, uma em italiano e uma em inglês. Eu; que já sou tendencioso a dormir em aula, nada comparado a alguns amigos meus (amigas na verdade... hehehe... Um beijo Pri!), é claro; devo ter quase babado até.

No começo eu estava entendendo as duas línguas, com o tempo eu conseguia entender porcamente o inglês e depois nem o inglês eu entendia mais. Foi um nocaute completo... E foram 8h de aula teórica no primeiro dia! Ainda bem que o professor fez uma pausinha para um café de manhã e depois do almoço... No segundo dia foi mais toda manhã de explicações teóricas, mas para minha sorte eu tinha o exame médico na manhã do dia 5 e tive que sair no meio para fazer os exames... Quando voltei, ele estava revisando um monte de coisas porque aparentemente o pessoal tinha respondido uma questão errada para ele e daí resolveu revisar as coisas.

Para completar a manhã teve um testinho de verdadeiro ou falso sobre medidas de segurança e tudo mais, era bem tranqüilo, mas mesmo assim teve gente que não passou, o que significa que não ganharam o certificado de treinamento de incêndio. A lei italiana obriga que em locais de alto risco, como uma indústria química, se tenha 16h de treinamento de incêndio para poder trabalhar lá, sendo desses 12 teóricos e 4 práticos.

Falando em treinamento prático, essa foi à parte mais legal, e não tem como ser um pouco de farra. Aprendemos a colocar cilindro de gás em caso de emissão de gases letais; a usar o extintor, apagando um fogo controlado (quem fez no IQ deve se lembrar) e a manusear aquelas mangueiras de incêndio que se conecta em hidrantes. A que usamos era uma pequena e já era uma pressão bem grande. Como eles dizem, é melhor usar a mangueira em dois, para caso o primeiro perca controle.

Ficam aqui algumas fotos do meu treinamento e o meu até logo!

Arivederci!






Um comentário:

Anônimo disse...

Que "massa" esse treinamento! Tem algo semelhante aqui no Brasil? Não, né? Anyway, me amarrei na roupa, hehehe.

-Lhulhu