terça-feira, 23 de dezembro de 2008

TERREMOTO!!!!!

Imagine-se você um caipira do Brasil, saindo pela primeira vez do país. Daí você está tranqüilamente usando seu computador no apartamento que vive no sexto andar de um prédio em uma pacata cidade, no dia 23 de Dezembro, pensando no natal, quando de repente, você começa a sentir o prédio balançar.

Então você pensa:
Ca!@%$#, que coisa é essa?
Você se levanta e parece que ele persiste por mais um pouco...
Finalmente acaba e então liga para a recepção do prédio para saber o que acontece...
Pois é.... Foi assim o meu primeiro terremoto...

O epicentro foi a uns 100km daqui, o tremor aqui não foi forte mas mesmo assim levei um belo de um susto por nunca ter visto isso... Passei na recepção mais tarde e eles acharam engraçado eu ter me assustado e ficaram abismado do Brasil não ter ou quase não ter terremotos... Bom, mas é isso... Está tudo bem!

Anexei a reportagem e uma imagem de onde aconteceu e onde eu moro para fica mais fácil de compreender. Arrivederci!

Terremoto de 5,2 graus na escala Richter sacode o norte da Itália

Um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter sacudiu hoje o norte da Itália, informou a Defesa Civil do país.

Até agora não foram dadas informações sobre vítimas ou danos materiais.

Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, o terremoto ocorreu às 16h25 locais (13h25 de Brasília), na região de Emília-Romanha, e o epicentro foi localizado entre as cidades de Parma e Reggio Emilia.

Demetrio Egidi, diretor da Defesa Civil da região de Emília-Romana, disse a um canal de televisão que o epicentro foi localizado na cordilheira dos Apeninos, entre as localidades de Vetto Canossa, Neviano degli Arduini e Traversetolo.

O tremor foi sentido em outras cidades como Florença, Milão e Bolonha, também no norte. Segundo a imprensa local, o alcance foi maior por conta da pouca profundeza do epicentro.

Relatos dizem que o tremor durou apenas cinco segundos, mas assustou a ponto de encher as ruas de gente. Os serviços dos bombeiros e Polícia de diversas cidades entraram em colapso diante dos muitos telefonemas.

Enzo Boschi, presidente do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, disse que o terremoto foi "bastante forte, mas não destrutivo".

Boschi disse que o abalo é "típico" da região dos Apeninos e não descartou outros tremores nas próximas horas, mas de menor intensidade.

A cidade de Gênova, no noroeste, também foi afetada por um terremoto, de pouca intensidade, mas a imprensa aponta que seria um abalo diferente do que atingiu o norte do país.

fonte:


http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI3409977-EI188,00-Terremoto+de+graus+na+escala+Richter+sacode+o+norte+da+Italia.html

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Firefighting course


Agora vou falar um pouco do meu treinamento de incêndio que foi nos dias 3 e 5 de novembro, já que o 4 foi a abertura oficial do Master. Basicamente este foi o dia que todos estavam juntos de verdade, com exceção do Iraniano (que só chegou dia 19) e do Cazaquistanês que não deve aparecer mais.

Como o palestrante não sabia falar inglês ele falava em italiano e o professor Mazzullo traduzia logo em seguida, adicionando algum comentário. Agora você que está lendo deve ter achado super legal da parte do professor fazer isso, e realmente foi, mas quando se começa a compreender o que as pessoas dizem em italiano razoavelmente, passa a ouvir duas vezes cada coisa que é falada, uma em italiano e uma em inglês. Eu; que já sou tendencioso a dormir em aula, nada comparado a alguns amigos meus (amigas na verdade... hehehe... Um beijo Pri!), é claro; devo ter quase babado até.

No começo eu estava entendendo as duas línguas, com o tempo eu conseguia entender porcamente o inglês e depois nem o inglês eu entendia mais. Foi um nocaute completo... E foram 8h de aula teórica no primeiro dia! Ainda bem que o professor fez uma pausinha para um café de manhã e depois do almoço... No segundo dia foi mais toda manhã de explicações teóricas, mas para minha sorte eu tinha o exame médico na manhã do dia 5 e tive que sair no meio para fazer os exames... Quando voltei, ele estava revisando um monte de coisas porque aparentemente o pessoal tinha respondido uma questão errada para ele e daí resolveu revisar as coisas.

Para completar a manhã teve um testinho de verdadeiro ou falso sobre medidas de segurança e tudo mais, era bem tranqüilo, mas mesmo assim teve gente que não passou, o que significa que não ganharam o certificado de treinamento de incêndio. A lei italiana obriga que em locais de alto risco, como uma indústria química, se tenha 16h de treinamento de incêndio para poder trabalhar lá, sendo desses 12 teóricos e 4 práticos.

Falando em treinamento prático, essa foi à parte mais legal, e não tem como ser um pouco de farra. Aprendemos a colocar cilindro de gás em caso de emissão de gases letais; a usar o extintor, apagando um fogo controlado (quem fez no IQ deve se lembrar) e a manusear aquelas mangueiras de incêndio que se conecta em hidrantes. A que usamos era uma pequena e já era uma pressão bem grande. Como eles dizem, é melhor usar a mangueira em dois, para caso o primeiro perca controle.

Ficam aqui algumas fotos do meu treinamento e o meu até logo!

Arivederci!